Secretaria da Saúde inicia ações do Setembro Amarelo
Quarta, 06 de Setembro de 2017
Ações tratam sobre a prevenção de suicídios no Município de Palmitinho

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social prepara as atividades que integram a programação do Setembro Amarelo, mês dedicado a prevenção do suicídio.

As profissionais que irão coordenar as atividades são as psicólogas da Unidade Básica de Saúde de Palmitinho, Gabriela de Cezaro, Isabel Rheinheimer e Rosicler Henchen Weiss.

Conforme a Secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Cleusa Danete de Cezaro, entre as ações previstas está à montagem de uma tenda na Praça da Matriz na Semana em que ocorre o Acampamento Farrapo no Município, entre 14 e 20 de setembro. Na ocasião será feita a distribuição de material explicativo com vistas a informar a população sobre o tema.

De acordo com a Secretária, a equipe da Secretaria da Saúde está sempre disponível para atender a população e os recentes casos de suicídio registrados no Município despertaram muita preocupação por parte dos profissionais. Cleusa pediu auxílio das famílias e da comunidade para auxiliar a identificar novos casos, para que as profissionais possam fazer o acompanhamento dos mesmos.

O assunto foi debatido durante entrevista na Rádio Cultura FM. Na ocasião a emissora propôs a discussão do tema com o objetivo de levar mais informações sobre medidas de prevenção para a população.

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no Mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2014, por meio de uma identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.

Iniciado no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida)CFM (Conselho Federal de Medicina)ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2014 concentradas em Brasília. Em 2015 já conseguiu uma maior exposição com ações em todas as regiões do país. Mundialmente, o IASP – Associação Internacional para Prevenção do Suicídio estimula a divulgação da causa, vinculado ao dia 10 do mesmo mês no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.