Palmitinho apresenta modelo de Educação Fiscal durante Seminário em Porto Alegre
Quinta, 20 de Abril de 2017
O Município de Palmitinho recebeu reconhecimento pelo trabalhado de Educação Fiscal desenvolvido

A imagem pode conter: 15 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em péO Município de Palmitinho recebeu reconhecimento pelo trabalhado de Educação Fiscal que vem realizando desde a implantação do Nota Fiscal Gaúcha.  Uma comitiva representou o Município no Seminário Estadual realizado em Porto Alegre, na tarde desta quarta-feira(20).

O Evento foi promovido pelo Grupo de Educação Fiscal Estadual (Gefe/RS) e deu início às atividades programadas para 2017 no Programa. O objetivo é ampliar a percepção da sociedade a respeito da importância do imposto e do controle social da destinação do que é arrecadado.

O evento foi o primeiro de diversos encontros que ocorrerão pelo estado, durante o ano. O seminário inaugural apresentou as instituições que se destacaram em 2016, sendo que estas organizações receberam placas condecorativas pelo desempenho no projeto de Educação Fiscal.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadasDurante o encontro, a cidade de Palmitinho, representada pelo prefeito Luiz Carlos Panosso e por uma comitiva de cerca de 20 pessoas, foi apresentada como destaque no número de cidadãos cadastrados na Nota Fiscal Gaúcha (NFG): 57 % da comunidade participa do programa.

Durante sua fala o Prefeito destacou as ações desenvolvidas no Município, envolvendo escolas, entidades, comercio e comunidade, sob a Coordenação do Grupo de Educação Fiscal Municipal(Gefim). Na apresentação o Prefeito agradeceu o empenho de todos e aproveitou a presença de representações de várias partes do Estado para divulgar as ações desenvolvidas pelo Município ao longo das últimas gestões.

Também no encontro foi apresenta a paródia “Querência Amada”, interpretada pelos palmitinhenses, Bruno Vitória Luza e João Vitor Arboit Silva, sendo que os mesmos receberam certificado da Coordenação Estadual do Programa como forma de agradecimento pela divulgação das ações.

Representando o Governo do Estado, o secretário-adjunto da Fazenda, Luiz Antônio Bins, disse que, "Precisamos que a sociedade, com um trabalho de conscientização, exerça o controle social", sintetizou. Já o secretário da Educação, Luís Antônio Alcoba de Freitas, destacou a função da Gefe/RS. "Independentemente de qualquer partido, busca melhorar o estado e formar cidadãos que entendam a importância na administração fiscal", reforçou. As instituições homenageadas relataram que os repasses são significativos para a infraestrutura e desenvolvimento de suas unidades, apresentando os resultados dos anos de parceria com a Nota Fiscal Gaúcha (NFG).

Para o coordenador do Gefe/RS, Randal Guimarães, a entidade tenta "mudar alguma coisa para as futuras gerações". O seminário de abertura lotou o auditório Itapema do Hotel Plaza São Rafael e contou com as presenças do contador e auditor-geral do Estado (Cage), Álvaro Fakredin; o subsecretário da Receita Estadual, Mário Wunderlich dos Santos; e o subsecretário-adjunto do Tesouro do Estado, Eduardo Lacher, bem como do secretário da Fazenda de Porto Alegre, Leonardo Busatto.

Do Município de Palmitinho, um micro-ônibus levou representantes das entidades cadastradas a fim de destacar as ações que o Gefim vem desenvolvendo através do Nota Fiscal Palmitinhense, integrado ao Nota Fiscal Gaúcha. Pela participação o Município recebeu pontuação extra, o que culminará com mais recursos destinados as entidades cadastradas.

Dejair de Castro(MTB 16.952)

Fonte: Assessoria Comunicação Prefeitura